ORCALI

25/06/2020

Higienização de Ambientes

O uso de produtos para limpeza e higienização de superfícies (saneantes) é um aliado importante para prevenir infecções pelo novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a Anvisa recomenda aos consumidores a utilização somente de produtos regularizados. O ideal é dar preferência aos saneantes classificados nas categorias “Água Sanitária” e “Desinfetante para Uso Geral”.

Orientação

A ANVISA orienta a população a ter cuidado com informações compartilhadas por meio de aplicativos, como “dicas” de uso de substâncias químicas para a produção caseira de produtos saneantes. Isso não é recomendável e pode colocar a sua saúde e a de outras pessoas em risco, em especial pela falta de eficácia.
Além disso, há risco de acidentes que podem provocar queimaduras, intoxicação e irritações.

Objetivos da Descontaminação

Esta prática ganhou foco no mundo após de ter sido usada como tática de combate ao novo coronavírus (covid-19) na China.
A metodologia de controle microbiológico utiliza tecnologia de ponta para extinguir e impedir a propagação do vírus. As pessoas ficam quase 95% do tempo no interior de imóveis, residenciais e comerciais, e a exposição ao ar possivelmente contaminado dos ambientes fechados com elevados níveis de microrganismos nocivos pode causar danos à saúde, além de facilitar a contaminação do novo vírus.
A metodologia operacional consiste na limpeza, aplicação do produto e nebulização em estofados, paredes, pisos, portas e qualquer outro objeto que tenha contato com o ambiente externo. Com isso, uma a película é criada e os microrganismos nocivos presentes são eliminados. Não é prejudicial a humanos, animais ou meio ambiente, além de não deixar manchas ou odores.

A Observações para Condomínios

Um método eficaz para higienização é a sanitização de ambientes por ser um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários onde há a destruição de microrganismos a níveis considerados seguros a fim de evitar a transmissão do vírus entre moradores e funcionários de condomínios.

Áreas Comuns

INSTALAÇÃO DE DISPENSERS DE ÁLCOOL GEL (70%) NAS ÁREAS COMUNS
Recomenda-se instalá-los no mínimo:
• na entrada social, de serviço, próximo ao portão, ao dispositivo de acesso por biometria e a catraca;
• próximo aos elevadores social e de serviço do subsolo e do térreo;
• próximo as escadas e em outras áreas de circulação de pessoas.

CIRCULAÇÃO NAS ÁREAS COMUNS:
• Não permitir aglomeração de pessoas.
• Orientar os moradores por meio de eletrônico, cartazes ou folhetos, para:
– circular o mínimo possível pelas áreas comuns;
– passar álcool gel (70%) nas mãos: na entrada do condomínio, antes e depois de acionar equipamento de biometria, elevador, portas e corrimão da escada.
• preferencialmente usar o elevador sozinho ou com pessoas do mesmo apartamento/ família.

ORIENTAÇÕES GERAIS
• Manter a ventilação natural do ambiente de trabalho.
• Realizar a manutenção de aparelhos de ar condicionado;
• Disponibilizar local para lavagem das mãos, provido de sabonete líquido e toalhas de papel descartável;
• Orientar os funcionários para:
– Manter distância de no mínimo 1 metro de outras pessoas;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar as superfícies que estiverem sujas, com detergente ou sabão e água, antes da desinfecção. Para desinfecção, usar soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool, desinfetantes domésticos registrados em órgão regulatório, soluções diluídas de alvejante doméstico (se apropriado para a superfície). Seguir as instruções do fabricante para aplicação e ventilação adequada. Verificar a validade do produto. Para informações adicionais para adequada limpeza e desinfeção, recomenda-se consultar o documento “Recomendações de Limpeza e Desinfecção Ambiental em Instalações não Relacionadas à Saúde”, disponível no site da COVISA no Link:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=291730 ;
• Higienizar o interfone e o telefone, a cada turno de trabalho ou sempre que houver alternância de uso com outra pessoa. Seguir as recomendações do fabricante para desinfecção de equipamentos eletrônicos como computadores e laptops.

Fonte: Osmar Viviani – Consultor do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC).

Receba informações,
notícias e promoções
em seu e-mail

Li e aceito os termos da Política de Privacidade
ícone Ali
Ali online
Olá, eu sou a Áli, a assistente virtual da ORCALI. Como posso ajudá-lo? WhatsApp Solicite um orçamento Trabalhe Conosco